.

As 10 maiores invenções da humanidade.

As inesperadas: Ou "as invenções que precisam de explicação"


1. Estribo: Peter Tallack, jornalista científico

 “Assim que seu uso se generalizou, os soldados montados podiam brandir a lança e os arqueiros atirar da sela. Exércitos de cavaleiros armados passaram a cruzar o globo, travando batalhas que iriam alterar o destino das nações.”





2. Aspirina: Marc D. Hauser, neurocientista cognitivo, professor de psicologia em Harvard, Estados Unidos

 “Inventada em 1853 na França, que pilulazinha útil para reduzir dores de cabeça, do corpo e febres! Entre os masai, as dores de cabeça são tratadas com um bolo de fezes de cabra na cabeça. Prefiro a aspirina.”




3. Borracha de apagar: Douglas Rushkoff, professor de cultura virtual na Universidade de Nova York

 “A maior invenção é a borracha, assim como outros instrumentos que nos permitem voltar e corrigir nossos erros. Sem essa capacidade, não teríamos modelos nem meios de desenvolver governo, cultura ou ética.”





4.  Música clássica: Howard Gardner, professor de educação da Universidade de Harvard, Estados Unidos

 “As composições musicais representam um incrível feito cerebral. A maioria das invenções pode ser usada para o bem ou para o mal. A música proporcionou mais prazer a mais indivíduos que qualquer outro artefato humano.”




5. Destilação: Ron Cooper, pintor americano

 “Surpreende-me que ninguém tenha citado a invenção alquímica de transformação. Além de a alquimia ser a base da ciência e da indústria, a transformação de seres humanos causada pela ingestão de destilados me interessa muito.”





6. Óculos: Nicholas Humphrey, psicólogo teórico da London School of Economics

 “A mais importante invenção foram os óculos. Eles dobraram efetivamente a vida ativa de todos os que lêem ou fazem trabalhos de precisão. E impediram o mundo de ser governado por pessoas com menos de 40 anos.”


7.  Feno: Freeman Dyson, professor de física no Instituto de Estudo Avançado de Princeton

 “No mundo clássico não havia feno. A civilização só existia em climas quentes, onde cavalos podiam pastar no inverno. Até que o feno foi ceifado e armazenado e a civilização atravessou os Alpes, originando Viena, Paris e Londres.”


8. Cadeiras e escadas: Karl Sabbagh, escritor e produtor de documentários científicos para a BBC

 “São um salto imaginativo, compreendendo o valor para a anatomia humana de uma plataforma idealizada no espaço. Uma conseqüência das escadas é a maior densidade de ocupação.”




9. Jogo de tabuleiro: John Henry Holland, professor de ciência computacional e psicologia na Universidade de Michigan
 “Ofereceu um guia metafórico para a política e para a guerra tanto no Oriente (go) quanto no Ocidente (xadrez). Nos últimos séculos, inspirou modelos matemáticos e simulações de tudo, da genética à interacão social.”




10.Espelho: Tor Norretranders, escritor

 “A mais influente invenção foi o espelho. Mostrou a cada um como ele parece a outras pessoas no planeta. Sua instalação na vida diária, no Renascimento, coincidiu com o advento de fenômenos como modos à mesa e estilos de roupa.”

Via: Gestor Doocio.blogspot.com

StumbleDiggTechnoratiRedditDelicious

Comentários