.

10 bebidas e alimentos que são proibidos pelo mundo

O site Top Tenz elaborou uma interessante lista com dez comidas e bebidas que são proibidos em algumas partes do mundo, devido ao seu grau de risco à saúde das pessoas e também a nível cultural.
.

O robalo chileno foi banido em 24 países devido ao fato de ser extremamente popular em restaurantes, o que estava causando a extinção da espécie. O peixe é conhecido pela carne branca e elevado teor de gordura, o que o torna muito saboroso. Apesar da proibição nestes países, é comum encontrar o peixe no mercado ilegal, com um preço muito elevado, o que o torna uma iguaria. Na maioria dos países onde a pesca da espécie não é proibida, os governos regulamentaram a criação em fazendas de pisciculturas que seguem normas ambientais.


O prato é uma iguaria feita de fígado de pato ou ganso. É proibido na Turquia, União Europeia e Israel devido ao processo de alimentação forçada. Para que o prato chegue à consistência desejada, os animais são alimentados à força com a finalidade de ampliar o fígado.
Essa é uma iguaria muito apreciada em restaurantes sofisticados em várias partes do mundo e teve origem na França, onde ainda é considerado um ícone da cozinha local.

Este prato, possivelmente, será proibido em todo o mundo. No Havaí, para se ter uma ideia, a pesca foi proibida devido ao fato de mais de 60 mil tubarões terem sido encontrados mortos a cada ano. As barbatanas são frequentemente usadas em sopas e são vistas como uma refeição de luxo na maioria dos países asiáticos.

Antes da revolução industrial, o leite cru era uma mercadoria consumida diariamente. Porém, a invenção do processo de pasteurização levou à proibição do leite cru e, apesar da melhora na higiene nas fazendas, o consumo do produto continua proibido em 22 estados americanos e também no Canadá.

Em 1800, a bebida foi gradualmente proibida em muitos lugares do mundo devido ao grande aumento da violência, alucinações e doenças mentais. No entanto, o absinto retornou no início do século 20, porém, com muitas restrições. Especialistas da época afirmaram que a bebida continha tujona, uma substância que pode causar doenças psicoativas. Atualmente, o absinto é destilado e, geralmente, diluído em água. Nos Estados Unidos, a bebida foi autorizada a ser comercialmente destilada em 2007. No Brasil, a bebida foi liberada nos anos 2000, mas com um teor alcoólico de no máximo 54%.

Em 2005, agências de controle ambiental constataram que o Esturjão Beluga estava ameaçado de extinção e, para proteger a criatura, foi implantada uma proibição de consumo do caviar da Beluga. Em 2007, a proibição sofreu alterações, permitindo que apenas 96 toneladas de caviar fossem vendidas no mundo todo. Atualmente, o caviar é uma iguaria muito rara e seu preço é altíssimo. Em alguns restaurantes, uma colher pequena pode custar centenas de dólares.

Frequentemente utilizada por tribos indígenas para o tratamento de doenças, o sassafrás já foi incorporado à vários alimentos diferentes, como sopas, ensopados e até cervejas. No entanto, na década de 1960, o órgão de controle alimentar dos EUA baniu o uso de qualquer ingrediente de sassafrás. Ele foi proibido devido ao fato de ser, possivelmente, um alimento cancerígeno. Experimentos em ratos concluíram que o sassafrás pode gerar câncer de fígado. O Safrol, que é um óleo extraído da raíz da planta, ainda é utilizado no mercado negro por ser o agente primário da fabricação do ecstasy, uma das drogas mais difundidas no mundo.

Na década de 1980, o chef Paul Prudhomme de Nova Orleans compartilhou publicamente sua receita de cantarilho enegrecido. O peixe tornou-se extremamente popular e, em 1986, o Departamento de Comércio americano proibiu a venda do peixe para que a espécie voltasse a se reproduzir normalmente. Até hoje, a maioria dos Estados americanos restringe o comércio do peixe.

Este peixe é proibido em muitos países devido aos órgãos internos, que são altamente venenosos. Se você comer a parte errada desse peixe, provavelmente irá morrer por causa da tetrodoxina, uma toxina que destrói o tecido nervoso do corpo, causando asfixia. Na União Europeia é proibida a venda e consumo do peixe e nos EUA é ilegal a venda sem a licença.

O consumo da carne de cavalo é um tabu em muitos países, como EUA, Irlanda, Austrália e Canadá. No Brasil, ela pode ser encontrada em pouquíssimos restaurantes, mas não é muito popular entre a população. A proibição original veio no século 8, quando os papas Zacarias e Gregório III proibiram seus missionários de comer a carne, por ter uma forte correlação com rituais pagãos germânicos. Além disso, hoje os cavalos são vistos como companheiros aos humanos, tanto em montaria como em esportes como o hipismo, por isso a aversão ao consumo do animal.
.
Fonte: Lista10.org
Texto: Terra

StumbleDiggTechnoratiRedditDelicious

Comentários